Terça, 29 de Novembro de 2022 - 12:00
Quarta, 30 de Novembro de 2022 - 11:00
Quinta, 01 de Dezembro de 2022 - 16:30
Evento3

Estacionamento ICC Sul

Docentes> corpo docente

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho (asdru_bal@uol.com.br)

Pós-doutorado em Comunicação e Psicologia pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UnB. Mestre em Comunicação Social pelo Programação de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Professor associado do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) e do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Educação (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UnB. Experiência com criatividade, criação e análise da linguagem. Com base na Psicologia Sociocultural, pesquisou: como a juventude se torna um importante valor para a Publicidade; sobre a criatividade nas rotinas de trabalho de criação de campanhas publicitárias; e, com o apoio da Capes e da Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe), sobre práticas educacionais no ensino superior e criatividade, considerando a influência de variáveis ambientais. O atual interesse é na interdependência entre processos de criação e comunicação no contexto educacional e no ambiente de trabalho. Coordena o projeto de pesquisa A Importância da Comunicação para a Emergência e o Desenvolvimento de Novas Ideias, lidera o grupo de pesquisa Criatividade em Comunicação e integra os grupos de pesquisa: Pensamento e Cultura; e Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano. É pesquisador do PROCAD Amazônia e de plano de trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no CAPES PrInt/UnB e é vice-líder do Projeto Mudanças de crenças e valores no enfrentamento de situações emergenciais (COPEI/DPI/UnB). Orienta Iniciação Cinetífica, Mestrado, Doutorado e Supervisiona Pós-Doutorado.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794767D2
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3213-4498  
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Asdrubal_Sobrinho
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/asdrúbal-sobrinho-5ab9811b/

Fauston Negreiros (fnegreiros@unb.br)

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009; 2012). Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). É Professor Associado 2 do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e orientador de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar/PG-PDE do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB. Indicado ao Prêmio Jabuti na área de Ciências Humanas no ano de 2020, pela obra "A Psicologia Escolar e a Educação de Jovens e Adultos". Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2020-2022; 2022- atual). Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Compõe o GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP. Membro do GT Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia. Compõe o Conselho Editorial e é Revisor Técnico das seguintes editoras: Artmed, Mercado das Letras, Brazil Publishing, Penso, Appris, CRV, Juruá e Pimenta Cultural. Possui experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas/PECPol, vinculado ao CNPQ. Tem estudado principalmente os seguintes temas: Atuação e Formação do Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica; Psicologia e Políticas Educacionais; Psicologia Escolar, Política e Proposições Legislativas; Problemas na Escolarização, Vulnerabilidade e Desigualdade Social; Queixa Escolar; Fracasso Escolar; Medicalização e Patologização da Educação e da Sociedade; Psicologia Escolar, contextos e práticas emergentes; Interfaces da Psicologia com Literatura, Cinema e Gastronomia.

- Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6286677749065869

- Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2046-8463 

- Research Gate: https://publons.com/researcher/5234224/fauston-negreiros  

Gabriela Sousa de Melo Mieto (gabrielamieto@gmail.com)

Professora Adjunta IV do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia da UnB. Psicóloga pela UNESP/Bauru, Mestre em Psicologia e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (IP/UnB), concluiu Pós-Doutorado na Universidad Autónoma de Madrid, sob supervisão da Profa. Cintia Rodriguez (Facultad de Psicologia). Membro do Laboratório ÁGORA PSYCHÉ (IP/UnB) e dos Grupos de Pesquisa GPPCult (CNPq) e DETEDUCA (Desarrollo Temprano y Educación - Universidad Autónoma de Madrid). Coordenou o CAEP, Serviço-Escola do IP/ UnB (julho/2015 a outubro/2016). A experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento enfatiza o interesse pelas crianças na primeira infância (0-6 anos) e processos de inclusão de pessoas com deficiência intelectual em contextos escolares, laborais e culturais. Professora credenciada do PGPDS (PED/IP/UnB), Membro da equipe de trabalho do Projeto "Processos de Formação Profissional inicial e continuada: trajetórias de aprendizagem e desenvolvimento e produção de metodologias para novas formas de conhecer e atuar" (Capes Print). Fundou e coordenou o PEAC "Mãos que Cuidam: enlaces entre pessoas e acervos" (2016/2017). Coordenadora substituta do Projeto de Extensão "Livros Abertos: aqui todos contam!", criado pela Profa. Eileen Flores (PPB/IP/UnB) e do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais para Jovens Talentosos, criado pela Profa. Jane Farias Chagas Ferreira (PED/IP/UnB). Foi professora de Psicologia (SEDF) entre 2000 e 2012. Mãe de uma filha, esteve em licença-maternidade em 2012. É pesquisadora de plano de trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no PrInt/UnB. Orienta Iniciação Científica e Mestrado Acadêmico e supervisiona estágios em psicologia (licenciatura, bacharel e formação de psicólogos).

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3849155640006881

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino ( lucia.helenaczp@gmail.com)


Possui graduação em Psicologia Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Psicodrama (Inst. Psicodrama Rib. Preto), especialização em Filosofia da Psicologia e da Psicanálise - Unicamp, Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Pós-Doutorado na Université PARIS 8 e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (PROPED). Realizou Estágio pós-doutoral na UNIVERSIDAD LA SERENA, em La Serena, Chile. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e de Filosofia, com ênfase em Ética e Epistemologia. Na graduação, ministra disciplinas e desenvolve estudos em: psicologia do desenvolvimento, formação de professores, criança e infância, educação infantil, ensino de filosofia, filosofia, educação e psicologia, epistemologia da psicologia, psicologia política e Direitos Humanos. No Programa de pós-graduação, Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, ministra a disciplina Psicologia, Epistemologia e Filosofia. Atuou na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Coordena o projeto de Extensão Espaço AION, relacionado a novas práticas filosóficas. Desenvolve o projeto de pesquisa:  No contexto do CAPES PRINT, cocoordena o projeto Culturas, transições e dinâmicas de interpretação de si, integrando a UnB, a Universidade de Barcelona, a UNIVALLE (Cali, Colômbia), e Universidad Entre Ríos (Argentina). Orienta Mestrado, Doutorado Sanduíche e Doutorado e Supervisiona Pós-Doutorado.

Regina Lucia Sucupira Pedroza (57pedroza@gmail.com)


Possui graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília; mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília; Pós-Doutorado em Educação na Universidade Paris V.  É professora associada da Universidade de Brasília, no Instituto de Psicologia e atua nos programas de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e na Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Tem experiência na área de Psicologia e interface com a educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento humano em diferentes contextos sociais, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do esporte. Coordena no PROCAD Amazônia na UnB, é pesquisadora de plano de trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no PrInt/UnB. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e supervisiona Pós-Doutorado.

Currículo Lattes

Silviane Barbato (barbato@unb.br).

Silviane Bonaccorsi Barbato é Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Coordena o Laboratório de Pesquisa e Inovação Ágora-Psyché. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e desenvolve projetos na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Cultura sobre: convencionalização e dinâmicas dialógicas mediadas por tecnologias digitais; e narrativas e explicações nas interpretações de si em processos de transição. Coordena o Plano de trabalho PrInt/UnB Processos de Formação Profissional inicial e continuada: trajetórias de aprendizagem e desenvolvimento e produção de metodologias para novas formas de conhecer e atuar; Coordena o Projeto Mudanças de crenças e valores no enfrentamento de situações emergenciais (COPEI/DPI/UnB); é pesquisadora do PROCAD- Amazônia. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Supervisiona Pós-Doutorado.

Silviane Bonaccorsi Barbato is Associate Professor at the Department of School and Developmental Psychology, University of Brasília, Brazil. She currently leads the Psychology in Public Spaces - Ágora Psyché Laboratory which is responsible for the Working Plan on Processes of Professional Education in CAPESPrInt/UnB, and the Thinking and Culture Research Group that develops studies on culture, self and identification. She studies dialogic dynamics in conventionalizations mediated by digital technologies, transition processes in undergraduates´ educational trajectories in the Amazon region (PROCAD/FAPEAM/CAPES) and in the Federal District, Brazil; and Meaning-making dynamics in impact events (COEP/DPI COVID-19 UnB in action). She is Book Editor for Dialogic Pedagogy (DPJ).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8809856521908528

brasilia.academia.edu/silvianebarbato

https://www.researchgate.net/profile/Silviane_Barbato

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2829-3282

Docentes> corpo docente

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Pós-doutorado em Comunicação e Psicologia pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UnB. Mestre em Comunicação Social pelo Programação de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Professor associado do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) e do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Educação (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UnB. Experiência com criatividade, criação e análise da linguagem. Com base na Psicologia Sociocultural, pesquisou: como a juventude se torna um importante valor para a Publicidade; sobre a criatividade nas rotinas de trabalho de criação de campanhas publicitárias; e, com o apoio da Capes e da Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe), sobre práticas educacionais no ensino superior e criatividade, considerando a influência de variáveis ambientais. O atual interesse é na interdependência entre processos de criação e comunicação no contexto educacional e no ambiente de trabalho. Coordena o projeto de pesquisa A Importância da Comunicação para a Emergência e o Desenvolvimento de Novas Ideias, lidera o grupo de pesquisa Criatividade em Comunicação e integra os grupos de pesquisa: Pensamento e Cultura; e Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano. É pesquisador do PROCAD Amazônia e de plano de trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no CAPES PrInt/UnB e é vice-líder do Projeto Mudanças de crenças e valores no enfrentamento de situações emergenciais (COPEI/DPI/UnB). Orienta Iniciação Cinetífica, Mestrado, Doutorado e Supervisiona Pós-Doutorado.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794767D2
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3213-4498  
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Asdrubal_Sobrinho
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/asdrúbal-sobrinho-5ab9811b/

Fauston Negreiros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009; 2012). Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). É Professor Associado 2 do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e orientador de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar/PG-PDE do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB. Indicado ao Prêmio Jabuti na área de Ciências Humanas no ano de 2020, pela obra "A Psicologia Escolar e a Educação de Jovens e Adultos". Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2020-2022; 2022- atual). Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Compõe o GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP. Membro do GT Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia. Compõe o Conselho Editorial e é Revisor Técnico das seguintes editoras: Artmed, Mercado das Letras, Brazil Publishing, Penso, Appris, CRV, Juruá e Pimenta Cultural. Possui experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas/PECPol, vinculado ao CNPQ. Tem estudado principalmente os seguintes temas: Atuação e Formação do Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica; Psicologia e Políticas Educacionais; Psicologia Escolar, Política e Proposições Legislativas; Problemas na Escolarização, Vulnerabilidade e Desigualdade Social; Queixa Escolar; Fracasso Escolar; Medicalização e Patologização da Educação e da Sociedade; Psicologia Escolar, contextos e práticas emergentes; Interfaces da Psicologia com Literatura, Cinema e Gastronomia.

- Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6286677749065869

- Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2046-8463 

- Research Gate: https://publons.com/researcher/5234224/fauston-negreiros  

Gabriela Sousa de Melo Mieto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Professora Adjunta IV do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia da UnB. Psicóloga pela UNESP/Bauru, Mestre em Psicologia e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (IP/UnB), concluiu Pós-Doutorado na Universidad Autónoma de Madrid, sob supervisão da Profa. Cintia Rodriguez (Facultad de Psicologia). Membro do Laboratório ÁGORA PSYCHÉ (IP/UnB) e dos Grupos de Pesquisa GPPCult (CNPq) e DETEDUCA (Desarrollo Temprano y Educación - Universidad Autónoma de Madrid). Coordenou o CAEP, Serviço-Escola do IP/ UnB (julho/2015 a outubro/2016). A experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento enfatiza o interesse pelas crianças na primeira infância (0-6 anos) e processos de inclusão de pessoas com deficiência intelectual em contextos escolares, laborais e culturais. Professora credenciada do PGPDS (PED/IP/UnB), Membro da equipe de trabalho do Projeto "Processos de Formação Profissional inicial e continuada: trajetórias de aprendizagem e desenvolvimento e produção de metodologias para novas formas de conhecer e atuar" (Capes Print). Fundou e coordenou o PEAC "Mãos que Cuidam: enlaces entre pessoas e acervos" (2016/2017). Coordenadora substituta do Projeto de Extensão "Livros Abertos: aqui todos contam!", criado pela Profa. Eileen Flores (PPB/IP/UnB) e do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais para Jovens Talentosos, criado pela Profa. Jane Farias Chagas Ferreira (PED/IP/UnB). Foi professora de Psicologia (SEDF) entre 2000 e 2012. Mãe de uma filha, esteve em licença-maternidade em 2012. É pesquisadora de plano de trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no PrInt/UnB. Orienta Iniciação Científica e Mestrado Acadêmico e supervisiona estágios em psicologia (licenciatura, bacharel e formação de psicólogos).

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3849155640006881

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)


Possui graduação em Psicologia Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Psicodrama (Inst. Psicodrama Rib. Preto), especialização em Filosofia da Psicologia e da Psicanálise - Unicamp, Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Pós-Doutorado na Université PARIS 8 e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (PROPED). Realizou Estágio pós-doutoral na UNIVERSIDAD LA SERENA, em La Serena, Chile. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e de Filosofia, com ênfase em Ética e Epistemologia. Na graduação, ministra disciplinas e desenvolve estudos em: psicologia do desenvolvimento, formação de professores, criança e infância, educação infantil, ensino de filosofia, filosofia, educação e psicologia, epistemologia da psicologia, psicologia política e Direitos Humanos. No Programa de pós-graduação, Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, ministra a disciplina Psicologia, Epistemologia e Filosofia. Atuou na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Coordena o projeto de Extensão Espaço AION, relacionado a novas práticas filosóficas. Desenvolve o projeto de pesquisa:  No contexto do CAPES PRINT, cocoordena o projeto Culturas, transições e dinâmicas de interpretação de si, integrando a UnB, a Universidade de Barcelona, a UNIVALLE (Cali, Colômbia), e Universidad Entre Ríos (Argentina). Orienta Mestrado, Doutorado Sanduíche e Doutorado e Supervisiona Pós-Doutorado.

Regina Lucia Sucupira Pedroza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)


Possui graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília; mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília; Pós-Doutorado em Educação na Universidade Paris V.  É professora associada da Universidade de Brasília, no Instituto de Psicologia e atua nos programas de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e na Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Tem experiência na área de Psicologia e interface com a educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento humano em diferentes contextos sociais, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do esporte. Coordena no PROCAD Amazônia na UnB, é pesquisadora de plano de trabalho Processos de Formação Profissional inicial e continuada no PrInt/UnB. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e supervisiona Pós-Doutorado.

Currículo Lattes

Silviane Barbato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Silviane Bonaccorsi Barbato é Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Coordena o Laboratório de Pesquisa e Inovação Ágora-Psyché. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e desenvolve projetos na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Cultura sobre: convencionalização e dinâmicas dialógicas mediadas por tecnologias digitais; e narrativas e explicações nas interpretações de si em processos de transição. Coordena o Plano de trabalho PrInt/UnB Processos de Formação Profissional inicial e continuada: trajetórias de aprendizagem e desenvolvimento e produção de metodologias para novas formas de conhecer e atuar; Coordena o Projeto Mudanças de crenças e valores no enfrentamento de situações emergenciais (COPEI/DPI/UnB); é pesquisadora do PROCAD- Amazônia. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Supervisiona Pós-Doutorado.

Silviane Bonaccorsi Barbato is Associate Professor at the Department of School and Developmental Psychology, University of Brasília, Brazil. She currently leads the Psychology in Public Spaces - Ágora Psyché Laboratory which is responsible for the Working Plan on Processes of Professional Education in CAPESPrInt/UnB, and the Thinking and Culture Research Group that develops studies on culture, self and identification. She studies dialogic dynamics in conventionalizations mediated by digital technologies, transition processes in undergraduates´ educational trajectories in the Amazon region (PROCAD/FAPEAM/CAPES) and in the Federal District, Brazil; and Meaning-making dynamics in impact events (COEP/DPI COVID-19 UnB in action). She is Book Editor for Dialogic Pedagogy (DPJ).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8809856521908528

brasilia.academia.edu/silvianebarbato

https://www.researchgate.net/profile/Silviane_Barbato

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2829-3282